dinsdag 18 augustus 2015

Perfect?



O serviço de médicos da online do Reino Unido Superdrug fez uma pesquisa em 18 países do qual seria o corpo ideal de uma mulher. Para isso cada país teria que usar o mesmo  desenho gráfico e com ajuda do Fotoshop criar a imagem desejada de acordo com as regra de cada país.   

O resultado foi surpreendente. Você nota a diferença no cabelo,no rosto, na roupa, e principalmente no corpo. Por exemplo na China o índice de massa corporal ideal seria 17,5 em mulheres adúltas (caso anorexia). Enquanto isso, na Espanha seria  25,5 (acima do peso).



Aqui pesquisa (Inglês)

Esse blog é voltado para o padrão de beleza da mulher e a pergunta é quem define esse padrão. Uma parte é definida pelas grandes campanhas publicitarias e a outra parte é definida pela cúltura de cada país.

Não  só levando em conta os padroes de beleza ideal, mas também o papel que os idosos desempenham na sociedade é importante. Na Ásia por exemplo, China ou Japão os idosos são respeitados pelos jovens. Eles são vistos como pessoas sábias e experientes e por isso apreciadas. Na cultura do sul da europa eles também são respeitados e apreciados e simplesmente fazem parte da familia e da sociedade. 

No oeste do Reino Unido, como também na Holanda, o foco é nos jovens e o respeito pela idade avançada é menos óbvio. Dois anos atrás eu estava em um elevador cheio, com uma amiga de 62 anos e ela estava sendo empurrada por uma jovem de uns 18 anos. Quando ela reclamou pra jovem, a mesma disse que sabia que estava empurrando, mas não podia fazer, e não pediu desculpas e continuou empurrando com a falta de educação.

O mercado de trabalho também é difícil. O grupo de 45 anos é considerado velho e caro para o impregador. O salário minímo de uma pessoa com mais 45 anos é maior do que o de um jovem de 20. Além disso esse grupo( 45+) é considerado lento, menos flexível e teimoso. E nem sempre é assim pois, a pessoa mais velha tem experiência, e muitas vezes muita vontade de trabalhar e são colocadas de lado.

Também na área comercial você vê cada vez menos pessoas de 50 anos. Nos comerciais essas pessoas são vistas como vovôs e vovós. Como se essas pessoas não pudessem  mais sair de casa para ir a um restaurante, um bar,dançar ou fazer esporte.

O problema aqui no ocidente é que as oportunidades tem o foco nas pessoas jovens ou o idosas, mas não tem meio termo. Para as pessoas que estão no meio não tem nada interessante.  Nas revistas, a mesma coisa. Jovem ou idoso.

Eu fico me perguntando onde estão as campanhas de púlblicidades para as pessoas de meia idade. E os empresários que não pensam em criar lugares interessantes para pessoas dessa faixa etaria. Eu tenho 45+, mas não sou  velha e minhas amigas também não...Mas onde está o artigo na midia que nos inspira a mulher atual de 45? como é que o impregador vai mudar sua imagem sobre a pessoa de 45 se ninguém fala sobre isso?  Como vão surgir os empregos? A vida social acaba aos 45 anos de idade?

Você reconhece isso no seu país?


Tradução Jerry Lima de Jesus


Geen opmerkingen:

Een reactie posten